13.5.06

Avaliando formatos de publicidade online e seus resultados

Algumas estratégias de publicidade na internet priorizam a visibilidade dando preferência, por exemplo, à veiculação de banners em home pages de grandes portais. Na maioria das vezes, o investimento em formatos desse tipo pode ter dimensões exageradas até, por se tratar do espaço mais nobre dos portais. Se o perfil do cliente que se quer atingir for bem generalizado, alternativas como essa são adequadas. Se o anunciante for um banco, por exemplo, a estratégia estaria certa, porque o anúncio vai ser visualizado por um público bem amplo: homens e mulheres com faixa etária entre 15 e 65 anos, pertencentes às classes A e B. Ou seja, todos clientes potenciais para um banco. Nesse caso, é muito provável que esta campanha tenha êxito obtendo uma grande visibilidade.

Por outro lado, para anunciantes que vendem produtos destinados a um púlico muito definido, a segmentação é a melhor opção. Para quem vende artigos médicos, cosméticos ou games, por exemplo, os resultados da campanha serão maiores e se os anúncios forem veiculados de forma mais direcionada. Pode ser até mesmo em grandes portais, mas em canais especializados, grupos de discussão e chats. Pequenos sites de terceiros com menor visibilidade mas direcionados para públicos específicos, também são importantes alternativas a serem consideradas pelos anunciantes. Nesses casos, apesar de não proporcionar uma grande visibilidade, os resultados poderão ser muito positivos, se levarmos em conta que o público-alvo que será atingido tem grande interesse no que está sendo anunciado, aumentando, assim a potencialidade da ação.

Mas, depois do estouro da bolha, quando a publicidade em banners foi superavaliada e supervalorizada, com o tempo e o amadurencimento do mercado de internet, novos formatos surgiram, proporcionando aos anunciantes um leque maior para planejamento e desenvolvimento de estratégias publicitárias na web.

Nos dias atuais, os sites de busca e o e-mail marketing são os formatos mais utilizados por publicitários, marketeiros, anunciantes e empreendedores de plantão, apesar de novidades surgirem a todo instante.

O e-mail é fundamental para uma comunicação global e a sua utilização é virtualmente gratuita. Se uma empresa não utiliza o e-mail marketing para desenvolver negócios na internet, então, muito provavelmente, sua estratégia online está errada. É absolutamente essencial utilizar o e-mail para fazer marketing, criar comunidades de usuários identificados e impulsionar negócios. A melhor forma de alcançar resultados eficazes, é criar e desenvolver um grupo próprio e uma lista opt-in. Para isso, o melhor é iniciar uma publicação online oferecendo conteúdo relevante para seus usuários com uma periodicidade de distribuição, que pode ser diária, semanal ou mensal. Da mesma forma, fóruns e grupos de discussão também promovem a reunião de usuários em torno de assuntos de interesse comum.

Por outro lado, os sites de busca são o principal formato de publicidade na web porque, além de motivar uma grande fatia do tráfego que ocorre na internet, os internautas que clicam nos resultados têm forte interesse no assunto que procuram. Através de um bom posicionamento nos resultados normais ou ainda, de uma campanha de links patrocinados, aparecer nos sites de busca vai colocar o seu site bem perto do seu cliente-potencial.

Independente dos meios utilizados, sejam os principais que sugerimos ou mesmo em campanhas de banners, é imprescindível, durante o desenvolvimento e ao final da campanha, avaliar as ações e medir os resultados. A internet permite medir com precisão o índice de retorno de uma campanha ou das ações isoladamente. Por meio de relatórios de estatísticas detalhadas, o administrador de um site poderá conhecer não só o número de internautas que viram e que clicaram nos anúncios, ou ainda a quantidade de pessoas que abriram o e-mail enviado e que clicaram nele. Além dessas informações, outras são também importantes para medir a eficácia de uma campanha de publicidade na internet: de qual provedor veio o maior número de cliques, em que região/país/cidade estão situados os usuários com maior interesse, os horários que os visitantes mais visitaram o site, palavras pesquisadas nos sites de busca, etc. Para isso, é importante contar com um bom sistema de estatísticas.

As ações de publicidade na web podem ser implementadas isoladamente ou em conjunto dentro de um projeto mais completo. Dependendo de cada caso e levando em conta o perfil do anunciante, do mercado e do seu público-alvo, é comum indicarmos a nossos clientes que uma campanha de publicidade vai oferecer mais e melhores resultados, se puder ser implementada utilizando caminhos diferentes para chegar ao target. Seja a ação, mais ou menos modesta, ela deve ser planejada, acompanhada, medida e avaliada, utilizando para isso, os meios disponíveis. Dessa forma, podemos entender melhor o mercado, os clientes e principalmente, as ações mais eficazes. Isso, certamente vai determinar menos esforços nas próximas campanhas, reduzindo custos e aumentando resultados.

Por: Ricardo Prates Morais

0 Comments:

Post a Comment

<< Home