13.2.07

Webs Progressivas - Resultados gerindo sites

Um dos principais papéis do meio Internet é justamente potencializar o banco de conhecimentos da empresa sobre os seus clientes e relacionamentos de forma geral. Um site tem, como objetivo básico, o de servir determinada fatia de público da melhor forma possível.

Ao servir este público, ele tem a obrigação de detectar formas melhores de prestação de serviço e novas demandas. Ouvir – através de análises de relatórios estatísticos, de interpretação de e-mails e mensagens gerais, de análises de enquetes e assim por diante. Sempre de forma metódica, através de processos constantes.

Ouvir é 50% do que um site deve fazer. Mas existem ainda os outros 50%, que são gerar resultados financeiros. Se a iniciativa for B2B, B2C, B2P, P2P, B2B2C etc., pouco importa. Tratam-se apenas de siglas que definem o foco básico do projeto. O que interessa, verdadeiramente, é que toda e qualquer iniciativa baseada na Web seja capaz de trabalhar estes dois fatores da forma mais perfeita possível.

Para tanto, todo um conjunto de fatores deve estar alinhado: comunicação, processos, navegabilidade, logística e assim por diante. Tudo de acordo com as características de cada público-alvo ou comunidade.

Mas a base do sucesso para iniciativas digitais está justamente em saber monitorá-las. Ou seja: saber o quanto vale cada cliente ou o quanto cada clique gera de retorno para a empresa; saber de onde e porque surgem críticas e sugestões; atender bem a cada um dos clientes; trabalhar estas críticas e sugestões de forma a convertê-las em novas funcionalidades capazes de aumentar a satisfação e a experiência do usuário e, por conseqüência, o retorno financeiro da empresa.

Tudo isso é sinônimo de dinamismo. A constante atenção necessária para gerir um projeto faz com que ele se altere a cada dia, a cada hora, a cada instante. E, claro, isso tem um impacto severo no planejamento – afinal, como estruturar um projeto que irá sofrer modificações constantes e imprevisíveis a partir do minuto em que entrar no ar?

É neste ponto que entra o conceito de Webs Progressivas.

Definição:

Webs Progressivas: Modelo de Website com forte embasamento em um planejamento estratégico anterior ao desenvolvimento, tendo os seus resultados efetivos mensurados, alimentando um banco de feedbacks e de retorno sobre o investimento (ROI) que, por si só, delineiam os parâmetros de crescimento futuro. Em outras palavras, P-Webs são modelos onde as fases posteriores se delineiam através dos resultados – quantitativos e qualitativos – que as fases anteriores apresentaram.

Na prática, uma das principais distinções entre Webs Progressivas e modelos convencionais é a total inexistência de fases posteriores delineadas com considerável antecedência. Existe, de fato, uma primeira fase construída sob medida e preparada para crescimento, aliada a um banco de funcionalidades planejadas, armazenadas em documentos, prestes a serem desenvolvidas se, e somente se, a necessidade for detectada. O crescimento do site e a produção de novas funcionalidades depende, no entanto, da demanda detectada durante o monitoramento. Em outras palavras, o projeto ideal sempre é composto de duas fases: uma inicial e outra permanente, composta de ciclos de “captar-interpretar-desenvolver-lançar”.

É neste ciclo que toda a tarefa de ouvir o cliente e transformar as suas demandas em resultados financeiros ocorre. E é neste processo que o crescimento de um projeto é viabilizado não pelo aumento de páginas, mas, principalmente, pelo aumento das suas taxas de satisfação e lucratividade.


Fonte: Ricardo Almeida (www.i-group.com.br)

Labels: , , , , , , , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home