7.2.07

Profissão: Webdesigner

De vez em quando recebo emails de pessoas indecisas com essa nova profissão. Muitos acham o mercado muito saturado, outros perguntam se webdesigner ganha bem.

Por essa razão tive a idéia de escrever esse artigo, esperando dar uma luz para vários jovens que ainda não sabem qual caminho devem seguir.

Cito duas afirmações que percebo serem as mais abordadas pelos indecisos e que, por isso, considero importante explorá-las:

1. Saturação de Mercado. Não é por causa disso que você deve desistir de ser webdesigner. A sensação de mercado saturado existe em quase todas as áreas, desde advocacia até medicina. Não canso de ouvir estudantes de direito reclamando da saturação de mercado, alegando os milhares de advogados que se formam todos os anos nos quatro cantos do País. O mesmo acontece com os estudantes de medicina, jornalismo, publicidade, odontologia, administração, contabilidade e por aí vai.

Uma verdade: um bom profissional se destaca, independente do número de profissionais com curso superior que concorrem com você. Um bom profissional não é apenas aquele que é graduado, pós-graduado, com doutorado, especialização feita no exterior e que fala fluentemente quatro idiomas. Bom profissional é aquele que GOSTA de trabalhar e trabalha com VONTADE.

Infelizmente no País onde vivemos, um profissional que demonstra VONTADE de trabalhar e aprender se destaca muito mais que aquele que tem uma super graduação, mas não mostra tanto gosto pela profissão. Digo "infelizmente" pois VONTADE de trabalhar e GOSTO pelo que faz deveria ser uma obrigação de todos nós, não só na profissão mas em tudo o que fazemos na vida.

Não canso de ouvir clientes, que tiveram experiências anteriores com programadores e webdesigners, reclamarem da falta de vontade do profissional. Não honram com as datas prometidas, deixam o trabalho pra última hora, sempre fazendo às pressas, tendo falta de cuidado com os detalhes.

Outro fator importante é a boa comunicação. É necessário se comunicar bem, falar de forma objetiva, escrever emails de forma clara, ser educado e SEMPRE trabalhar de bom-humor, principalmente quando se faz atendimento a clientes.

Então, a pessoa que tem apenas a graduação numa faculdade Xis e sabe apenas o inglês mas tem boa comunicação, SABE e GOSTA da profissão e principalmente tem VONTADE de trabalhar e encara o trabalho como um DESAFIO a ser cumprido, se COMPROMETENDO e buscando sempre a satisfação do cliente, essa pessoa será considerada um bom profissional em qualquer parte do Brasil e sem dúvida irá se destacar no quadro de qualquer empresa ou dentro de seu mercado.

2. Formação do Webdesigner. Para ser Webdesigner não basta fazer apenas cursos que ensinam como trabalhar com dreamweaver, fireworks, photoshop e programação. Não recomendo cursar faculdade de informática. Webdesign tem mais ligação com publicidade do que com informática.

Se você quer ser um webdesigner, já fez um curso técnico de webdesign, tem noções dos softwares gráficos, produtividade web e código HTML, e não sabe que curso escolher na faculdade, escolha o curso de publicidade.

Explico: criar um site envolve muito mais comunicação, criação e redação publicitária do que somente códigos HTML. Hoje temos ótimos programas que cuidam dos códigos pra você. Temos também bons programadores que podem lhe auxiliar.

Todo site tem como principal objetivo vender, seja um produto, serviço, informação, conceito, imagem ou marca. Dessa forma o cliente terá mais confiança em entregar seu site para um webdesigner com conhecimentos aprofundados em criação publicitária e experiência em sistemas de navegação web do que aquele que sabe tudo de Java mas não sabe nada de teoria de cores, criação e redação voltado para propaganda.

Além disso, o curso de publicidade lhe dá opção para trabalhar em diversos meios de comunicação ( internet, impresso, outdoor, rádio, TV, cinema, etc ). E se você for profissional liberal, a publicidade irá lhe ajudar a vender seus próprios serviços.

Algumas faculdades estão oferecendo curso de webdesign com graduação, mas são poucas as que oferecem de criação e redação publicitária voltada para Internet. Defendo que o curso de webdesign deveria se tornar disciplina no curso superior de publicidade para a formação profissionais mais completos.

A parte técnica ( fireworks ou photoshop, dreamweaver, HTML, etc ) é a base da formação.
O curso de publicidade é o complemento essencial, o que faz a diferença.

Espero que esse artigo lhe ajude a escolher o melhor caminho.
Meu recado está dado, agora é com você! :)

Sucesso!

FonteL www.brunoavila.com.br

1 Comments:

Blogger Vanessa said...

Adorei seu post. Me ajudou muito e esclareceu e confirmou algumas dúvidas que tinha.

12 December, 2008 16:29  

Post a Comment

<< Home