10.5.06

Vai um briefing?

Briefing é uma palavra de origem americana que significa "PERFIL". É um termo utilizado por nós, profissionais de comunicação, para representar um formulário com diversas questões a serem preenchidas antes de iniciarmos o desenvolvimento de qualquer projeto.

É o briefing quem dá todo o "perfil" da empresa e do que temos a desenvolver. Também é o principal responsável pelo sucesso de um projeto, uma vez que é a partir das informações contidas nele que vamos desenvolver as soluções. Se tivermos um desses bem detalhado nas mãos, teremos uma boa parte da matéria prima que necessitamos para chegar à melhor solução gráfica.

Não possuí-lo pode trazer sérios prejuízos como: O tempo gasto para refazer diversas vezes um mesmo layout, o desenvolvimento incorreto, o fracasso ao final do projeto quando você descobrir que o padrão visual não tem nada a ver com seu target, a má adequação da tecnologia, os desperdícios na produção gráfica, etc...

Infelizmente é difícil coletar um briefing completo porque clientes em geral não possuem as coisas totalmente definidas quando começam a faze-las, e aí resolvem ir mudando tudo no meio do caminho, atrapalhando o sucesso do projeto quando dizem... "Vá fazendo, depois eu defino o que quero". Essa não é a atitude mais correta que eles deveriam tomar, pois impede que seja feito um planejamento visando a melhor solução que atinja o objetivo e custe o menos possível para ambas as partes (designer e cliente).

Por isso vale a pena insistir da maneira mais educada possível para coletar essas informações do cliente*, afinal, elas são nossa matéria prima... DESTACO: Um briefing bem definido gera resultados surpreendentemente satisfatórios.

Legal não é? E onde conseguir um desses?

O Briefing é algo muito pessoal, cada empresa tem o seu formulário... E dificilmente ele sobrevive sem alterações, mas basicamente deve conter:

Informações sobre o cliente: Nome, telefones, endereço, responsável pela aprovação, missão da empresa, visão, filosofia comercial, etc.

Informações técnicas do JOB: Plataforma, se vai usar banco de dados, onde será hospedado, qual a limitação tecnológica, etc.

Informações sobre o projeto: problema a resolver, elementos obrigatórios, etc.

Informações sobre o target: Quem irá freqüentar o site, por onde acessará, qual sua classe social, idade, sexo, grau de escolaridade, nível de conhecimento tecnológico, preferências culturais, etc...

Informação sobre o mercado: Padrão estético, função, qual sua situação atual, etc...

Informações sobre a concorrência: Quem são, por que são, pontos positivos, pontos negativos, etc.

Logicamente que algumas informações destes tópicos colocados não serão passadas pelo cliente, cabendo a você pesquisar, raciocinar e definir.

Agora é só você desenvolver seu formulário com base nisto... Lembrando que cada tipo de projeto exige informações distintas, por isso você deve desenvolver seu próprio formulário com os dados genéricos que eu passei e mais o que você precisa saber.

É isso, um briefing nada mais é do que um formulário com todas informações necessárias e possíveis que você precisa saber para desenvolver um projeto.

Para finalizar, vou passar uma receita de bolo que smpre funciona:

1. Colete todas as informações possíveis sobre seu cliente e sobre o projeto que você vai desenvolver.

2. Estude-as, crie novas perguntas, pesquise e responda-as.

3. Misture todas as informações coletadas e transforme-as em imagens, cores, formas, roughs, etc.

4. Analise o projeto pensando em psicologia, ergonomia, funcionalidade, estética, tecnologia, mercado, cultura, etc.

5. Faça novos roughs e depois parta para o layout.

6. Selecione a proposta que mais se adeqüa ao objetivo de seu cliente e finalize.

* A área de atendimento das agências de propaganda é bastante eficiente nisso, procure informações.



Kazuto Adate .::. kazuto@grito.com.br
Designer Gráfico especializado em Criação Publicitária, Marketing e Tecnologia, membro da Comissão de Design e Negócios da Associação dos Designers Gráficos (ADG). Desenvolve projetos nas áreas de identidade visual, embalagem, criação publicitária, design editorial, internet, e-learning, animação. Escreve artigos sobre design e marketing e ministra cursos na área.
Site: www.kazuto.com.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home