13.5.06

Saiba o que você faz!

Aviso aos caros leitores: Desculpem-me se eu for mal educado, mas estou indignado com a ignorância e falta de profissionalismo acerca do Design.

Você mesmo já deve ter se confundido se "design" é o profissional ou a profissão, mas, com certeza procura sempre se informar e até por este motivo está lendo este artigo... Que bom, pelo menos sei que será menos um ferindo a alma de nossa profissão.

Os erros e confusões são variados, um diz que o designer é um expert em tecnologia, outro diz que o designer é um desenhista, outro que ele faz móveis, outro que ele instala rede de computadores, e outros nem ao menos sabem quem é o designer e o que é o design. Mas e daí? O importante é ganhar dinheiro, não é? Não, não é.

Erros acerca deste tema são comuns, e você já deve ter se deparado com alguns, tente viver as situações abaixo:

- Uma gráfica escreve o seguinte: No designER, nas cores, nas formas.... Fazemos o melhor para você.

- Uma escola anuncia: Nossos cursos de webdesigNER são melhores do que os outros.

- Um profissional diz: Sou desiGN gráfico. Outro diz: Lá eles ensinam webdesigNER.

Essas confusões com desiGN e desiGNER são constantes, já encontrei isso em anúncios de escolas, em revistas especializadas, em materiais gráficos de empresas e pessoas do ramo, em faculdades de design, em reportagens, enfim... Os únicos que não deveriam cometer este erro gravíssimo, também cometem.

Ok, agora não digam que é por falta de informação, que a palavra não tem tradução perfeita, ou qualquer reação do gênero. Seguinte:

DesiGN é uma palavra de origem alemã que significa mais perfeitamente "projeto" e desigNER é o nome do ser humano que faz desiGN.

Qual a função do desigNER? Projetar.

Muito bem então, a partir de hoje, nunca mais confunda a atividade de desiGN com o profissional que exerce esta atividade, ou seja, o desiGNER. Ou por acaso você já ouviu alguém sair por aí dizendo que é engenharia? Engenharia, engenheiro. Arquitetura, arquiteto. Medicina, médico. DesiGN, desiGNER.

Corrigido este problema, temos mais um que é o "não saber definir sua real atividade. Tudo bem que existem diversas definições sobre qual a função do profissional desiGNER, mas é bom analisarmos que todas explicações seguem por caminhos diferentes, mas chegam ao mesmo destino, que é dizer que design é uma atividade projectual (Observe que o projeto vem antes da forma final).

Bom, na verdade não é meu objetivo explicar o que é design neste artigo, mas sim dizer que é inaceitável que você saia no mercado de trabalho dizendo que é designer sem ao menos saber explicar o que faz, se os novatos e até veteranos em desiGN, não conseguem nem se identificar direito, nem explicar qual a utilidade de sua atividade, como podem se dizer designERS? Se escolas e faculdades não sabem nem escrever o nome da profissão, como podem dizer que formam profissionais?

Ser profissional não é diferencial competitivo, é obrigação. Você talvez ache que eu estou exagerando por criticar apenas um errinho de interpretação, mas não estou. É este errinho que faz com que o mercado desconheça a real função do profissional designer, e faz com que pessoas continuem desempregadas e empresas optando por quaisquer soluções de comunicação por não terem a orientação de um profissional que conceitue sua atividade e a coloque dentro do ambiente da empresa. Supostos profissionais dizem que vão fazer um logotipo mais bonito, um site de alto impacto com uma animação para abertura, mudar a cor da fachada da empresa, enfim, alterar ou produzir coisas empiricamente, sem ao menos conseguir explicar o motivo daquela cor, daquela forma, daquela letra, daquela diagramação, enfim, conceituar cada passo da sua tentativa de fazer um projeto.

Crítica a situação? Que tal então começar a correção pelas escolas? Pelas faculdades? Que tal professores de design aprenderem design? Seria ótimo encontrar nas revistas especializadas pelo menos o nome da atividade escrito corretamente. Seria ótimo que desiGNERS ensinassem desiGN.

Então por favor, não saia por aí dizendo que você faz desiGNER, pois quem faz desiGNER são nossas maravilhosas mães que um dia deram a luz àquele garotinho que nasceu dizendo que tinha uma idéia para organizar melhor o espaço do útero.

E aprenda a conceituar sua atividade, pois se nem você sabe a função daquilo, quem diria então um empresário formado em ciências contábeis que poderia te contratar se você soubesse ser profissional.

Nós somos desiGNERS, estudamos desiGN, fazemos desiGN e vendemos desiGN. desiGN é a atividade e desiGNER é o título do profissional.

Se você não consegue nem explicar o que é, como pode dizer que é?



Kazuto Adate .::. kazuto@grito.com.br
Designer Gráfico especializado em Criação Publicitária, Marketing e Tecnologia, membro da Comissão de Design e Negócios da Associação dos Designers Gráficos (ADG). Desenvolve projetos nas áreas de identidade visual, embalagem, criação publicitária, design editorial, internet, e-learning, animação. Escreve artigos sobre design e marketing e ministra cursos na área.
Site: www.kazuto.com.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home