7.2.07

Mais do que webdesigner, é preciso ser vendedor

Toda vez que entro em algum fórum sobre webdesign encontro algum tópico com dúvidas do tipo "como faço pra vender mais" ou "como faço para me sustentar sendo webdesigner" e por aí vai. São questionamentos sobre abordagem de venda, como fazer com o que o cliente pague em dia, qual valor cobrar, etc.

Compreendo todas essas dúvidas afinal temos pouco material sobre o assunto, voltado ao profissional web.

Durante esses anos todos de profissão percebi uma coisa: mais do que webdesigner, devo ser vendedor. Quem vende bem, vende bem qualquer coisa. E quando sabemos vender aquilo que mais entendemos ( no caso, webdesign ), aí é melhor ainda.

E esse tipo de informação você não vai encontrar em livros de design, de PHP, html muito menos no guia oficial da macromedia. Infelizmente, isso não se aprende em faculdade, colégio nem curso. É necessário buscar em outras literaturas esse conhecimento.

Livros sobre venda, publicidade, comportamento do consumidor, até os vídeos do Professor Marins estão valendo. Todo esse conhecimento sobre vendas é importantissimo, você não imagina o quanto.

O primeiro livro que costumo recomendar é o clássico dos clássicos, "Como fazer amigos e influenciar pessoas", de Dale Carnegie. Veja aí que este livro nada parece com os títulos que normalmente o webdesigner lê, como "Flash - A Bíblia". :)

Carnegie publicou este livro em 1937. E é tão bom que até hoje não saiu da validade. Nele você irá encontrar dicas simples ( porém valiosissimas e pouco observadas pelas pessoas ) abordando uma melhor comunicação tanto no meio profissional como nas relações de amizade e amor.

Relações de amizade e amor? Estranhou essa parte? Ora, quem é que paga pelo site que você produz? Um objeto inanimado? Um ser abstrato? Você ainda acha que o dinheiro que você recebe é dado por uma caixa com quatro paredes de cimento blindado chamada Banco?

As vezes noto que muitas pessoas não percebem que o que faz a gente crescer na vida são os relacionamentos com as pessoas e não relacionamentos com carros, computadores e com coisas que não se mexem. Quem reconhece o seu trabalho são pessoas, gente, que tem vida e que pensam. Se comunicar bem e ter bons relacionamentos é essencial para quem quer ter sucesso profissional.

Lá no início do texto disse "Infelizmente colégios não ensinam isso". Infelizmente mesmo. Pois como sería bom se saissemos do colégio ou faculdade sabendo se relacionar bem com as pessoas, nos comunicando bem com elas. Mas não é isso o que vemos. São colégios querendo que você passe no vestibular, colocando na cabeça do aluno que tirar nota 10 e ser o primeiro lugar geral é o que vai ser a garantia do sucesso e da felicidade do coitado.

E o resultado taí, milhares ( e porque não milhões ) de pessoas que não sabem se relacionar, se comunicar e vender seu próprio trabalho.

Não vou dar aqui cinco dicas mágicas pois o assunto é profundo e não são com algumas dicas em um artigo que vou conseguir passar todo o conteúdo necessário sobre vendas e relacionamento. Por isso vou dar o caminho das pedras pra vocês. Se um de vocês levar em consideração o que estou dizendo, lendo um desses livros, fazendo com que seu caminho se modifique para um caminho melhor, já ficarei feliz. :)

Coloquei o link em cada livro para facilitar caso queira comprá-los. Note que são livros baratinhos, bem mais baratos que os livros técnicos que estamos acostumados a comprar. Clique e veja mais:

"Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" de Dale Carnegie

"Maior Vendedor Do Mundo, O" de Og Mandino

"Como Lidar Com Pessoas Dificeis" de Christ Osborne

"Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios" de Dale Carnagie

"Como Administrar Melhor Seu Dinheiro" de Mauro Halfeld

"Dinheiro: os Segredos de Quem Tem" de Gustavo Petrasunas Cerbasi

"Como Tornar-Se Empreendedor: Em Qualquer Idade" de Renato Bernhoeft

Leiam e depois me contem se não valeu a pena se dedicar a essas leituras. :)

Se você acha que o mercado está difícil, aproveite essa dificuldade para encontrar aquilo que ninguém vê. Quem sabe isso tudo que disse nesse artigo não seja uma dessas coisas que a maioria não enxergam?

E siga em frente, sempre para o alto e avante!

Bruno Ávila é webdesigner e vendedor de DVDs sobre webdesign :) www.brunoavila.com.br/dvd

0 Comments:

Post a Comment

<< Home