13.5.06

O mundo não pode parar

A criatividade é requisito em praticamente todas profissões que envolvem raciocínio e desenvolvimento, porém, no design podemos dar um maior destaque a esta qualidade que todo ser humano dispõe.

A Internet com interface para navegação ainda não chegou nem às duas décadas de vida e já estamos tropeçando na mesmice visual, creio que este não seja o melhor caminho a seguir e tenho a certeza de que não podemos nos deixar inovar apenas para se adaptar às novas tecnologias.

Temos que ter um espírito inovador e lembrar que o mundo chegou até onde estamos graças às criações, e ele não pode parar. Invista uma boa parte do tempo que você leva para fazer um website na criação e no planejamento para ver que o resultado sempre será muito mais satisfatório para ambas as partes (designer e cliente).

E jamais diga que você não é nada criativo, pois na verdade se você não consegue criar é porque não possui um preparo técnico para isso, afinal, todos nascem criativos, mas nem todos desenvolvem esse potencial (Os que desenvolvem no decorrer de seu crescimento são os considerados criativos por natureza, mas isso não quer dizer que somente eles podem fazer coisas novas).

Para que você desenvolva seu potencial criativo, é necessário possuir todo tipo de informação, de diversos gêneros, é preciso ser curioso e indagador, e principalmente eliminar todos fatores internos e externos que podem te impedir de criar. Os fatores internos vêm de você mesmo e são os bloqueios que sua personalidade impõe, como por exemplo, a ausência de um espírito inovador e a preguiça. Os fatores externos vêm das pessoas que solicitam o desenvolvimento de algum projeto, são exemplos as falas como: Para que criar? O computador já entrega tudo pronto e eu tenho pressa, não dá para investir muito tempo nisso.

Se eliminados estes fatores você já terá uma grande vantagem para criar.

No caso de websites, não se limite ao que a tecnologia oferece para desenvolver os layouts, faça uma criação livre, porém, dirigida pelo briefing, afinal, ele é quem dita o público alvo, as limitações tecnológicas, o problema a resolver com o site, etc.

Uma técnica de criação muito utilizada é o Brainstorming, trata-se de um processo no qual você expõe todas suas idéias sem o mínimo de preocupação para depois analisa-las e escolher a melhor e mais criativa solução.

Segue abaixo um pequeno roteiro para te orientar sobre como praticar o processo criativo. Mas antes, gostaria de destacar que não tenho o interesse de padronizar uma maneira de fazer o brainstorming, o processo abaixo é apenas um exemplo para praticar esta técnica.

Modelo para brainstorm individual

Primeiro pegue o briefing e analise-o, entendendo cada palavra, e aí comece respondendo as perguntas: Para que estou fazendo o site ? Para quem ? Por que ? Qual o objetivo dele? O que já foi feito nesse sentido pela concorrência? Pesquise o máximo de informações possíveis sobre o que você está fazendo.

Descanse, é o momento da incubação, seu cérebro precisa assimilar as informações. Um tempo depois (quanto mais você descansar, melhor) volte para o trabalho, faça o brainstorm, Anote tudo no papel, jogue todas as idéias, até mesmo as mais absurdas, pois elas podem servir para alguma coisa e, além disso, atrapalham sua criação se continuarem em sua mente, e aí descanse novamente. Concentre-se no assunto durante todo o dia, ande prevenido, as idéias podem surgir a qualquer momento porque seu subconsciente e seu inconsciente estão trabalhando.

Para encerrar, faça mais um brainstorm após analisar o resultado anterior, associando idéias e verifique o resultado final, faça um relatório organizando a bagunça e pronto, você já tem base suficiente para fazer alguns rascunhos mais elaborados do site até chegar ao layout final.



Kazuto Adate .::. kazuto@grito.com.br
Designer Gráfico especializado em Criação Publicitária, Marketing e Tecnologia, membro da Comissão de Design e Negócios da Associação dos Designers Gráficos (ADG). Desenvolve projetos nas áreas de identidade visual, embalagem, criação publicitária, design editorial, internet, e-learning, animação. Escreve artigos sobre design e marketing e ministra cursos na área.
Site: www.kazuto.com.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home