10.5.06

Planeje antes de fazer!

O planejamento de um website antes do início de sua produção é importantíssimo, pois sem um projeto ele pode sair sem conceito nenhum, sem organização de fluxo e de elementos, sem padronização visual, sem foco, sem... Chega né?

Deixe-me parar de dizer os "sems" e partir para uma explicação mais objetiva sobre "o planejamento de um website".

Antes de iniciar qualquer projeto de "Design" você deve ter um briefing, certo? Este briefing deve te dar as direções para criar o site respondendo no mínimo as questões básicas de qualquer design, que são: O que é, para que é, por que é, para quem é? Isso porque é impossível iniciar um planejamento sem foco, portanto, você precisa dessas respostas.

Com as informações você já pode ligar seu computador, abrir o Scandisk e aproveitar o tempo para fazer um reparo no HD, pois ainda não dá para iniciar a produção.

Esses dados que você tem sobre seu cliente servem apenas como base para o projeto, a partir de agora você precisa captar mais informações para projetar algo de acordo. Isso quer dizer que você precisa completar seu briefing, para isso, existem modelos e modelos na Internet, mas geralmente eles são adaptados para atender a maneira de trabalhar do designer que o fez, portanto, faça o seu... Se não souber nem por onde começar, baixe um modelo e o adapte.

Muito bem, você já possui o briefing completo do seu cliente, agora é só saber lidar com estas informações, fechar o scandisk e abrir o Anti-Vírus, pois ainda é cedo para produzir o site, agora você vai analisar o briefing.

Entenda uma coisa, o computador é uma ferramenta, e embora ele ofereça a facilidade de fazer algo bonito rapidamente, não é tão eficaz para a criação, além do mais, beleza não é o único requisito para o sucesso de um design, e às vezes nem é. Portanto você somente sentará a frente dele quando já possuir desenhadas todas as páginas do seu site, mesmo sem saber desenhar. Lembre-se de que designers não precisam necessariamente ser ilustradores, mas precisam necessariamente ter sensibilidade artística e estética, e saber apresentar a sua grande idéia para elaboração de um projeto (invente maneiras).

Durante a análise do briefing, esteja atendo ao problema do cliente, pois irão surgir idéias e idéias para resolve-lo.

Até aqui o desenvolvimento de um site é feito assim pela maioria dos designers, daqui para frente irá variar de acordo com uma série de fatores, impossíveis de serem comentados em um artigo, talvez futuramente eu escreva um livro.

Mas eu não vou te abandonar nesta fase do projeto, afinal, você já encheu a paciência do cliente para colher o briefing.

Só que eu preciso te alertar sobre uma coisa: O que você lerá abaixo não é uma "receita de bolo" para desenvolver um site, é apenas um exemplo.

Primeiro você pode iniciar fazendo pesquisas... Isso mesmo, pesquisas. Como desenvolve-la e o que ela deve te fornecer é assunto para outro artigo. Mas uma pesquisa muito simples e superimportante é a que te orientará sobre o ramo de atividade do cliente, sobre o padrão estético de sua área de atuação e do público-alvo, sobre a concorrência dentro e fora da web, sobre o tipo de equipamento que o público alvo utiliza, quais as versões de seus programas (navegadores, plugins, sistemas operacionais, etc), qual o nível do sistema de navegação que o público consegue usar, e muito mais coisas, afinal o site que você vai fazer deverá funcionar perfeitamente na máquina do público e para o público.

Agora vai de cada um mesmo, você já possui bastante informação (quanto mais melhor), é só iniciar o "processo de criação". Existem diversos processos, o mais utilizado é o Brainstorm, processo através do qual você pega um papel e começa a rabiscar todas as coisas que vierem a sua cabeça, desde as mais "idiotas" até as que você acha muito boas. Depois, você pode se reunir com seu cliente para comentar as idéas ou ir direto à elaboração de roughs, seleção do melhor e por final, desenho do layout das páginas já pensando no fluxo de navegação e em como funcionará este site (daí a importância de entender um pouco de programação, ou de ter um programador ao seu lado).

É bom ressaltar novamente que eu resumi bastante a explicação de como projetar um site, pois seria impossível te ensinar tudo através de um artigo. Mas o é importante que você perceba que não basta sentar à frente do computador e fazer, existem muitas coisas para pensar antes disso.

Lembre-se: Coisas feitas sem planejamento saem sem direção, e fazer um projeto sem direção significa que você pode chegar a um resultado não satisfatório, ou não chegar a lugar algum.



Kazuto Adate .::. kazuto@grito.com.br
Designer Gráfico especializado em Criação Publicitária, Marketing e Tecnologia, membro da Comissão de Design e Negócios da Associação dos Designers Gráficos (ADG). Desenvolve projetos nas áreas de identidade visual, embalagem, criação publicitária, design editorial, internet, e-learning, animação. Escreve artigos sobre design e marketing e ministra cursos na área.
Site: www.kazuto.com.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home