10.5.06

Planejamento Web

Quando o assunto é produção de internet, muito se fala sobre linguagens de programação e design, porém a etapa mais importante vem antes de tudo isso. É pelo planejamento que se deve iniciar qualquer projeto seja de internet ou qualquer outra mídia.

Minha intenção nesta matéria está longe de ser alguma regra para produções de sites. Procurei descrever algumas etapas que considero essenciais para o bom aproveitamento do tempo e da equipe de desenvolvimento. Dividi esse processo em seis etapas:

1ª. Consultoria

Este é o início, é a etapa onde temos que trabalhar junto com o cliente, para planejar e organizar o projeto. Nesta etapa é preciso identificar o marketing, as vendas e outros objetivos pelos quais o cliente precisa de um site;

2ª. Análise / Proposta

Trata-se de um relatório detalhado após a fase de consultoria, documentando as exigências técnicas para o site, o número e os tipos de elementos, a funcionalidade desses elementos e a estrutura básica de navegação (fluxograma). Inclui-se ainda nesta etapa um cronograma do início até a conclusão do projeto e também o orçamento para a produção. Este relatório pode ser gerado pelo grupo de desenvolvedores, porém sempre acompanhados pela pessoa que participou da reunião de consultoria.

3ª. Protótipo

Após aprovação da proposta, e com base nas informações obtidas na reunião de consultoria, chega à hora da apresentação do protótipo, que pode ser apenas o layout do site ou em alguns casos um projeto semi-funcional.

4ª. Produção

Assim que os layouts estiverem de acordo com as expectativas do cliente, o trabalho será dividido internamente entre os envolvidos no processo, acontecendo nesta fase a produção das imagens, dos textos, a programação e a navegação, e tudo isso, se possível, sendo acompanhado pelo cliente através de um beta site, a fim de evitar surpresas ao final do trabalho;

5ª. Testes

Embora os testes ocorram durante todo o processo de produção, o teste definitivo acontece após o término do projeto, porém antes da publicação (obvio né?), sendo testados links, imagens, textos, elementos interativos, sons, ligações com banco de dados, formulários, animações e aparência em diversas plataformas e browsers;

6ª. E depois?

Pronto! Enfim o projeto está finalizado e aprovado, mas dependendo do que foi decidido, o trabalho ainda não acabou para o cliente, para ele isso tudo só se transforma em produto final quando for percebida alguma interação dos clientes dele em relação ao site. É aí que voltamos para a primeira etapa, a consultoria também é importante na finalização do projeto, onde deve assessorar com indicações de hospedagens (se já não estiver decidido), criação de campanhas para a divulgação do site, cadastro em ferramentas de busca etc.

Bom, sei que fui bastante breve em cada etapa, porém nas próximas matérias estarei aprofundando os assuntos para assim conhecermos um pouco mais da produção de um site desde a captação do cliente, apresentação da proposta e dos layouts, produção e finalização.

by meu amigo Rafael Miranda.com.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home