7.2.07

Design e credibilidade

Projetar e executar um site, tarefa que antes era executada exclusivamente pelo WebMaster, hoje é responsabilidade de não menos do que um grupo de profissionais multidisciplinares que complementam suas capacidades, ao invés de concorrer entre si. Porém, mesmo com todo o batalhão atrás, existe uma infantaria de combate que sempre chega primeiro é quem determina os rumos da batalha: são os designers. Eles não são mais importantes que ninguém, precisam do apoio logístico das outras elites de guerra (Arquitetura de Informação, Gestão de Projetos, Usabilidade, Programaçao de Dados, Estrutura de Servidores, Telecom e por aí vai), mas é para eles que o público olha na hora na "vâmo-vê". Literalmente.

Uma recente pesquisa feita por B. J. Fogg em conjunto com o Laboratório de Tecnologia Persuasiva de Stanford, publicada na revista "Consumer WebWatch", avaliou os fatores que mais contribuem para credibilidade de um site na internet. Foram avaliados 100 sites em 10 diferentes categorias, 2.684 pessoas participaram da pesquisa.

Confira os resultados:

1. Design Look (Design do site): 46.1%
2. Information Design/Structure (Arquitetura de informação/Estrutura): 28.5%
3. Information Focus (Foco da informação): 25.1%
4. Company Motive (Segmento da empresa): 15.5%
5. Information Usefulness (Utilidade da informação): 14.8%
6. Information Accuracy (Precisão da informação): 14.3%
7. Name Recognition and Reputation (Reconhecimento do nome e reputação): 14.1%
8. Advertising (Anúncios): 13.8%
9. Information Bias (Parcialidade na informação): 11.6%
10. Writing Tone (Tom da escrita): 9.0%

Num primeiro contato, mesmo sendo um usuário mais avançado, o que é mais cobrado é o design. A pesquisa usa o termo "credibilidade", portanto a navegação foi além do primeiro contato. Os usuários avaliaram a qualidade dos textos, o segmento de mercado e até mesmo a parcialidade na forma como a comunicação é feita. Ainda assim, o design respondeu por 46% da credibilidade. Traduzindo um miúdos: se você não sabe se comunicar visualmente, você não presta.

Considerando-se que a Arquitetura de Informação/Estrutura pode ser considerada uma "especialização" da atividade do designer, a soma dos valores alcança quase 65% da credibilidade atribuída pelo usuário ao site. Isto não significa que se possa ignorar as outras áreas, afinal, por melhor que um site seja, ele não sobreviverá sendo parcial, errando ortografia, divulgando informação imprecisa e zombando da capacidade do usuário no outro lado da linha.

Na dúvida, vale a máxima "duas cabeças pensam melhor do que uma". Imagine então uma equipe inteira. Por isso, a equipe deve respeitar a importância do design e cooperar com seus conhecimentos na construção da interface. Sem dúvida, o resultado será ótimo.



Rafael Wally .::. put@grito.com.br

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