13.5.06

O marketing sem o design!

Construir um site, por mais que os desenvolvedores de softwares façam ferramentas cada vez mais independentes da operação humana, nunca será tão fácil assim. Isso porque a melhor solução gráfica para um site não é a mais bonita, e sim a mais adequada à situação.

Se você leu os outros artigos que escrevi, viu que a construção de um site depende do estudo de muitos fatores, mas eu resolvi abrir este espaço independente para que você possa compreender melhor "A influência do mau design no marketing".

Logicamente que cada caso é um caso, por isso, vamos falar de sites institucionais.

Uma empresa que publica um site na internet deve ter a consciência de que isto é um espelho interativo do que ela é. Lembre-se de que nós ser humanos adoramos julgar os outros antecipadamente.

Imagine-se como uma pessoa que entra em um site para pesquisar produtos esportivos. Você, como alguém que compra estes produtos, tem um padrão estético incorporado em seu inconsciente quando está à procura deles. Infelizmente este site possui um desenho inadequado a este padrão, e pior ainda, não possui padronização nos elementos de navegação. Isso gerará um descontentamento por sua parte (às vezes inconsciente).

Mesmo assim você continua navegando por ele, e sente a necessidade de procurar um produto que não sabe ao certo o nome. Como a lista de produtos do site está organizada por marca, você sente a necessidade de um sistema de busca, que infelizmente não existe aqui.

Então tenta a localização através do menu disponível, mas devido à sua complexidade não consegue encontrar absolutamente nada.

A última tentativa escrever um e-mail para a empresa solicitando o produto... Depois de preencher um formulário de contato enorme (a empresa precisava colher dados do público alvo e incorporou perguntas num formulário de contato que deveria ser simples e objetivo) você clica em enviar e... Recebe a mensagem: "Página não localizada". Agora você é obrigado a sair deste site e procurar outro, conseqüentemente, outra empresa, pois infelizmente o meio que esta ofereceu para que você pudesse conhecer os produtos dela não funcionou direito.

O problema neste caso está só no departamento de marketing da empresa e na produtora do website dela. Infelizmente os marqueteiros devem ter pensado em economizar ao contratar um webdesigner sem pensar que a contratação de um bom profissional seria um investimento que a faria ganhar no futuro.

Os problemas deste site estão na falta de um planejamento. Primeiro que ele deveria ter uma aparência adequada a seu público para causar boa impressão (primeira imagem) e outras coisas mais que não cabem a este artigo, segundo que o ambiente criado pelas suas imagens deveria ser aconchegante e adaptado (leia meu artigo sobre arquitetura na web), terceiro que ele deveria possuir uma padronização de seus elementos visuais para facilitar a navegação e orientar o usuário, quarto que deveria se pensar em sistemas que facilitassem a localização de produtos, quinto que este site deveria ser monitorado para garantir seu bom funcionamento... Enfim, ele precisava ser feito por um profissional que não entendesse apenas de computadores.

Concluindo, geralmente o design lida com a organização e direcionamento da comunicação, e de nada adianta uma excelente idéia vinda do departamento de marketing ou de uma campanha publicitária se os meios através dos quais a mensagem será transmitida não forem bem projetados para que realmente façam a idéia funcionar.

Os problemas apresentados neste exemplo estão presentes na maioria dos sites das empresas que contratam pelo menor valor.

É bom começar a pensar na Internet realmente como um meio de comunicação que transmite sentimentos assim como qualquer outro meio e levar a sério a produção de um website.

Eu apresentei apenas um problema que envolve e muito o sucesso do marketing de uma empresa, existem vários, portanto, é bom que pensem na contratação de um guia para orientação neste terreno desconhecido por elas.

Uma excelente idéia pode ser assassinada por um péssimo design.



Kazuto Adate .::. kazuto@grito.com.br
Designer Gráfico especializado em Criação Publicitária, Marketing e Tecnologia, membro da Comissão de Design e Negócios da Associação dos Designers Gráficos (ADG). Desenvolve projetos nas áreas de identidade visual, embalagem, criação publicitária, design editorial, internet, e-learning, animação. Escreve artigos sobre design e marketing e ministra cursos na área.
Site: www.kazuto.com.br

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