13.5.06

Você, realmente, sabe o que é?

Como surgiu? E, como atuar com eficácia no WebMarketing?

As portas do século XXI, a web contamina as organizações a tal ponto de se afirmar: "se você não estiver nela, não estará em lugar nenhum". Os profissionais, cada vez mais, estão na busca constante de entender este novo canal de relacionamento e de negócios, a fim de consolidar estratégias de sucesso. Nesta busca de entendimento, a fim de consolidar oportunidades, vem surgindo uma geração de "profissionais web", que não tiveram experiência no mundo físico e não vivenciaram a gestão de empresas no mundo real. E, isso nos parece preocupante, haja vista que, presenciamos na web, a transposição do mundo físico para o mundo virtual. Como acreditar e / ou investir em gestores" sem experiência comprovada no mundo real" ?. A web não nos apresenta um mundo novo - Ela proporciona a contração do espaço pelo tempo real. Não existem novas teorias, o que verificamos é a necessidade de adaptação das ciências, pelo fato da velocidade ser uma constante.

Se você ainda não estiver convencido que é necessário ter vivido o mundo real para obter sucesso no mundo virtual, verifique o resultado das empresas de sucesso na web: todas têm experiência de sucesso no mundo dos negócios reais (UOL = Editora abril; Globo.com = Sistema Globo; Bradesco.com = Bradesco; Barnes and Noble (maior livraria do mundo físico nos EUA - já se equiparou a Amazon.com). A forma de se avaliar as empresas pontocom, depois de muito se especular, é o tradicional "FCD" (Fluxo de caixa descontado). Enfim, o que presenciamos, fora as especulações e modismos, são as empresas sérias e empreendedores do mundo físico dominando também o mundo virtual – Isto é obvio e claro – a questão é apenas de tempo de adaptação.

Logo, não podia ser diferente no Marketing. Este artigo objetiva despertar a consciência das pessoas que desejam se tornar profissionais de verdade do mundo virtual, que é necessário ter cultura em Marketing antes de querer implementar o Webmarketing.

O que é o Marketing ? E, como surgiu ?
Para entendermos o conceito de Marketing é necessário entendermos primeiro a própria formação da palavra:
MARKET + ING
(mercado) + (gerúndio da língua inglesa que significa que está acontecendo naquele momento) – Em outras palavras, e substantivando: Ação exercida no mercado ou mercado em movimento.

E, o conceito mais adequado para o século XXI, apresentei em 1993, quando em defesa de minha dissertação de mestrado na UGF/RJ: "Marketing é um processo de identificar, conquistar e manter clientes satisfeitos, gerando lucratividade com ética e responsabilidade social".

A essência histórica do marketing advém das relações de troca. E, isso se inicia com a história da humanidade que só tem duas formas de sobreviver: Se apropriando ou trocando. A apropriação nos conduziu a inúmeras guerras e conflitos sangrentos em toda a história do planeta e logo se revelou limitada e burra. Já a troca advém das relações de entender as necessidades dos outros, e como bem disse Alvin Tofler, em seu livro clássico – "Powershift": "...quem souber interpretar as necessidades dos seres humanos e conseguir atendê-las terá poder...".

A história ocidental, e principalmente a norte americana, assume a obra do Robert Bartels (History of Marketing. Columbus: Ohio. Grid, 1976), como uma das mais aceita sobre os fatos que se sucederam no Pensamento em Marketing. E, segundo nossa interpretação os "marcos" mais relevantes, incluindo o Brasil, foram:

1) PERÍODO DE DESCOBRIMENTO (1900 A 1910)
· Surgem os primeiros cursos de administração;
· conceitos baseados nas teorias econômicas;
· surge um conceito denominado marketing;
· em 1902 a palavra marketing aparece pela primeira vez como conteúdo de um curso;
· em 1905 a palavra aparece como tema de um curso.

2) PERÍODO DE CONCEITUAÇÃO (1910 A 1920)
· Conceitos de marketing são desenvolvidos;
· surgem classificações;
· termos são definidos.

3) PERÍODO DE INTEGRAÇÃO (1920 A 1930)
· integração dos conhecimentos;
· princípios de marketing são reconhecidos, porém não demonstrados.

4) PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO (1930 A 1940)
· hipóteses são comprovadas;
· surgem especificações no marketing (áreas: promoções, etc.).

5) PERÍODO DE REAVALIAÇÃO (1940 A 1950)
· Busca de novas necessidades de conhecimentos em marketing;
· são reavaliados: conceitos e práticas.

6) PERÍODO DE RECONCEITUAÇÃO (1950 A 1960)
· Integração de conceitos de marketing com conceitos administrativos e outros das Ciências Sociais;
· ênfase dada ao processo de tomada de decisões;
· assumem papel importante: os aspectos sociais de marketing e análise qualitativa;
· o marketing chega ao Brasil;
· o trabalho pioneiro da Fundação Getúlio Vargas (FGV)
-> 1953 - formação da comissão para estudar a viabilidade de criar uma escola de administração a nível superior (em São Paulo);
· formação de convênio entre FGV e a Michigan State University (EUA) - são enviados professores para o Brasil;
· é fundada a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV);
· constata-se recepção e difusão de um novo conceito em administração de empresas - o conceito de marketing;
-> 1954 - as mídias publicam um edital de convocação para o concurso que selecionaria assistentes para a EAESP/FGV;
· é constatado o 1º curso de marketing no Brasil, ministrado pelo professor Ole Johnson da Michigan State University (Curso Intensivo - de 3 meses/período integral: para executivos);
· a EAESP/FGV envia dois professores à Michigan State University para cursarem o Programa de Mestrado em Administração de Empresas e à Harvard University para serem treinados na utilização do Método do Caso no ensino;
-> 1956 - Gustavo de Sá e Silva concluiu seu mestrado, retorna ao Brasil e torna-se o primeiro professor brasileiro de marketing a ministrar aulas no curso de Graduação da EAESP/FGV;
· outros professores são enviados aos EUA;
· outros professores americanos vêm ao Brasil;
· a missão norte-americana fica no Brasil durante doze anos, quando pode ser integralmente substituída por professores brasileiros (1953 a 1965).

7) PERÍODO DE DIFERENCIAÇÃO (1960 A 1970)
· o pensamento em marketing se expande;
· novos conceitos surgem como componentes;
-> sistema (West Churchuman / Bertalanffy);
-> O "ambiente" interno e externo passa a ser foco de estudo;
· final da década: as primeiras tentativas com sucesso do "marketing no esporte".

8) PERÍODO DE SOCIALIZAÇÃO (1970 A 1980)
· Ênfase nos aspectos sociais de marketing;
· o estudo do consumidor torna-se ponto focal de interesse;
· desenvolvimento do "marketing no esporte", como estratégia de comunicação com o mercado, da iniciativa privada e pública.

9) PERÍODO DE INFORMAÇÃO (1980 A 1990)
· Valorização do SIM (Sistema de Informação em Marketing);
· ênfase do planejamento estratégico voltado para o mercado;
· grande desenvolvimento de tecnologia de ponta (ex.: Japão, nas áreas de eletrônica, informática e robótica);
· início da preocupação com a "qualidade";
· enaltecimento da preocupação com a "concorrência";
· consolidação do "marketing no esporte", como estratégia de comunicação com o mercado, da iniciativa privada e pública;
· formação de um corpo teórico da "qualidade esportiva", diferenciando-se do marketing no esporte (Estudos realizados no Mestrado em Administração Esportiva – UGF)

10) PERÍODO DE HUMANIZAÇÃO (1990 AO SÉCULO XXI)
· O marketing se reestrutura e passa a dar ênfase na valorização do "ser humano" (seus direitos, bem estar, resgate dos valores morais, Formação de competências essenciais para as organizações);
· preocupação com a "natureza" (tentativas de controle do meio ambiente, ecologia);
· a "qualidade" passa a ser obrigatória;
· o processo passa a ser tão importante quanto o resultado;
· a terceirização (parcerias) evidencia-se como uma estratégia sólida;
· preocupação nas "relações" do setor quaternário;
· o benchmarking (copiar o que dá certo) é aceito em grande escala;
· consolidação do corpo teórico da "qualidade esportiva" (Dissertação de mestrado na UGF, aprovada com conceito "A" – sem restrição – Prof. Marco Bechara ).


Como atuar com eficácia no Marketing ?
Este questionamento sempre foi alvo de meu interesse profissional, enquanto empresário, e indagação constante dos meus alunos de graduação e pós-graduação. Até que um dia resolvi pensar com mais carinho para responder a pergunta de um aluno (Engenheiro) no curso de Pós Graduação da ESPM/RJ. A pergunta dele foi a seguinte: "Prof., me parece que o Marketing envolve todos os setores e departamentos de uma organização, é complexo e depende de uma infinidade de fatos que devem se conjugar. Mas, objetivamente, o que eu posso levar como aprendizado para "fazer o marketing da minha empresa", que fórmula eu posso utilizar?"

A fim de responder objetivamente, iniciei dizendo que o Marketing não tem nenhuma fórmula pré-concebida, mas que ele poderia considerar os seguintes ingredientes se quisesse ter sucesso na implementação de suas estratégias:

Marketing = ( 4P’s + CPF ) + SPC

4P’s – Teoria de Jerome McCarthy, conhecida como Marketing-Mix, que apresenta as variáveis controláveis do Marketing: Product; Price; Place; Promotion. Este composto mercadológico é o conjunto de instrumentos, através dos quais se obtém melhor ajustamento entre a oferta de uma organização no mercado e a demanda existente. Onde:

Nossa Interpretação para cada "P":

· Produto: é tudo aquilo capaz de satisfazer um desejo ou uma necessidade. Este elemento planeja e administra a imagem (física e virtual) do benefício proporcionado. Está intimamente ligado ao conceito de bem econômico: tudo aquilo que tem utilidade para alguém, envolvendo também os serviços.

· Preço: é o valor agregado que justifica a troca. A transferência de posse de um produto é planejada e adequada por este elemento.

· Praça ou Distribuição: é o "local" ou o meio pelo qual ofereceremos o produto. Este elemento planeja e administra onde, como, quando e sob que condições o produto será colocado no mercado.

· Promotion: na realidade é o sistema de comunicação e de Relacionamento que interage com o mercado interno e externo da organização. Esta variável apresenta as seguintes ferramentas que compõe o Mix do Promotion, as quais devem ser trabalhadas pelo profissional de Marketing:

1. Database/SIM;
2. Pesquisa;
3. Propaganda;
4. Promoção;
5. Merchandising;
6. Franchising;
7. Licensing;
8. Relações Públicas;
9. Assessoria de imprensa;
10. Venda face to face – real;
11. Telemarketing/Call Center;
12. Mala Direta/e-Mail;
13. Home page/site
14. Toda e qualquer tecnologia online e/ou offline.

CPF – São as variáveis não controláveis ou variáveis monitoradas, são o conjunto de elementos que atuam no mercado, para onde vão convergir os esforços de Marketing, através dos 4 P’s. Ou seja, ao se Planejar e posteriormente se dirigir ao mercado, os 4 P’s vão ter que considerar e se ajustar as realidades encontradas neste mercado. Estas realidades são o CPF:

1. C de Concorrentes:

2. P de Percepção de Consumo:
O foco de análise de consumo não pode ficar restrito somente aos clientes. Pois se isso ocorrer cometeremos o clássico erro de miopia em Marketing. Pois, quando uma carteira de clientes sofre alguma alteração, esta alteração ocorreu primeiro no mercado. Logo, nossa atenção deve ser ampla em relação ao consumo: abrangendo clientes e não clientes. Vejamos o quadro abaixo:

3. F de Fatores Ambientais:


SPC (Suspects, Prospects e Clientes) – São os universos de atuação do Marketing, em qualquer mercado e/ou segmento. É o contexto "prático de filtro", necessário para conseguirmos realizar nossas perspectivas financeiras.

Como vocês puderam acompanhar, os ingredientes para se atuar com eficácia no Marketing, são perfeitamente adaptáveis a realidade da Web, e são eles é que irão proporcionar suporte para a implementação do Webmarketing. Toda a teoria do Marketing, em seus 100 anos, já consolidam uma ciência. Logo: "Não perca tempo, tentando inventar a roda".

Reflita sobre este conteúdo, tenha humildade de aceitar o que já existe e já foi comprovado como sucesso, antes de se lançar como aventureiro e/ou acreditar em novas teorias e conceitos do Marketing aplicado a Web. E, não se iludam: Quem faz as coisas acontecerem nas empresas, não são os processos ou os sistemas, são as PESSOAS. Elas é que planejam, operacionalizam e que fazem negócios. Portanto, entre em ação para formar suas COMPETÊNCIAS.

Boa sorte. E, até a próxima.


Marco Bechara (mbec@uol.com.br)

Formação acadêmica: Licenciatura Plena em Educação Física - UGF-1983; Especialista em Marketing (Pós-graduado) pela ESPM-1989; Pós-Graduado em Administração Esportiva/ UGF-1985; Especialista em Negociações Internacionais pelo CICON/OEA - USA-1996; Mestre em Administração Esportiva pela UGF-1993;

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