10.2.07

Google X Yahoo!

Pelo ponto de vista de quem anuncia, o Google Adwords tem um sistema melhor e mais prático. Yahoo prepara uma versão mais competiviva de seu Search Marketing.

Por Ricardo Vaz Monteiro

O sistema de Links Patrocinados do Google é o Google Adwords e o sistema do Yahoo é o Yahoo Search Marketing (YSM), antigo Overture. Este artigo tem como objetivo comparar estes dois sistemas sob o ponto de vista do anunciante.

O Google Adwords está à frente do YSM. A tecnologia do Google é mais rápida, objetiva e dinâmica. As principais vantagens são as seguintes:

Arquitetura
No Google Adwords você tem um único anúncio, que é apresentado para diversas palavras-chave. No YSM cada palavra-chave tem seu anúncio próprio. A arquitetura do Adwords é muito mais inteligente porque normalmente apresentamos o mesmo anúncio para diversas palavras-chave de um determinado segmento ou produto.

A estrutura do YSM é muito menos prática para ser mantida porque uma alteração de anúncio pode levar dias se o número de palavra-chaves de um segmento for grande. O YSM permite a alteração de anúncios em batch para diversas palavra-chaves… é um quebra-galho que a deficiência de arquitetura tenta em vão corrigir.

Dinamismo
No Adwords o anúncio é publicado imediatamente e não requer qualquer revisão prévia. No caso do YSM um novo anúncio ou um anúncio antigo recém alterado pode demorar até 72 horas para ser publicado. Essa diferença de tempo é muito grande, que impossibilita testes de retorno do tipo A/B para a comparação de eficiência de anúncios.

O anunciante, para que possa comparar resultados, precisa de uma plataforma rápida para testar seus anúncios. No caso do YSM quando um anúncio é publicado você nem se lembra que teste estava fazendo… já que a resposta só chega após alguns dias. O Adwords é muito mais dinâmico.

Ajuste automático do lance
No Adwords, o custo por clique (CPC) efetivamente pago é calculado automaticamente em função dos seus concorrentes. Ou seja, mesmo que você defina um CPC de R$ 1,00/clique o sistema irá efetivamente cobrar o valor do lance do seu concorrente imediatamente abaixo, acrescido de 1 centavo. Se seu concorrente paga R$ 0,20/clique, você pagará R$ 0,21

Já no caso do YSM o lance é fixo, o que requer manutenção contínua da sua campanha… Seus concorrentes podem diminuir o valor atual dos lances e você continua pagando R$ 1,00/clique.

Relevância
O Adwords calcula a posição de apresentação do anúncio em função do CPC máximo que você está disposto a pagar e em função do CTR (cálculo da relevância do seu anúncio). Esta estratégia permite privilegiar anúncios relevantes para o público consulente.

Já no caso do YSM quem paga mais caro fica com a melhor posição, independente do anúncio ser relevante ou não. Essa política tem duas consequências: uma pior experiência para quem navega e pesquisa no Yahoo e ausência de um estímulo para que o anunciante faça anuncios melhores e com maior CTR.

É uma pena que o Yahoo ainda use um sistema lento, antigo e com problemas de arquitetura. O uso da plataforma atual é o resultado da direção de Terry Semel, CEO da empresa, um homem de Hollywood, criticado por não compreender bem o ambiente de internet.

Após inúmeras reclamações do mercado anunciante, o Yahoo finalmente desenvolveu uma nova plataforma de sistemas que substituirá a atual. Esta nova plataforma chama-se Panama e já está em testes no Estados Unidos. [Webinsider]

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