7.2.07

Faça contato com o usuário!

Quando estamos navegando na web ora temos vontade de penetrar e descobrir até o último nível da hierarquia de um site, ora entramos na home e saímos correndo. Por que será que isso acontece?

Seria redundante e muito lugar comum argumentar dizendo que existem sites que não são bem estruturados, que usam os efeitos como defeitos etc. O que é mais importante aqui é tentar enumerar os fatores que fazem de um site um ambiente agradável e que aguça novas visitas do usuário.

Sentimo-nos à vontade quando vamos fazer a primeira visita à casa nova de um amigo e somos bem recebidos, certo? É isso mesmo: a home precisa ser agradável e dar ao visitante a vontade de ficar e conhecer um pouco mais.

Continuando com a metáfora, no desenrolar da conversa o que acontece? Ele nos apresenta sua casa, fala de suas peculiaridades, relembra histórias que vivemos juntos, ou seja, ambienta-nos para nos sentirmos bem. Os sites deveriam fazer isso também, ao visitar as áreas do site devemos tomar contato com tudo o que é possível fazer/conhecer através dele e também saber o que já foi feito.

Acredito que a forma mais eficiente de fazer o contato com o visitante é usando os recursos do próprio meio. Mas de que modo? É preciso utilizar roll-overs, cookies e, principalmente, o hipertexto - alguns dos elementos característicos da linguagem da web - a favor da navegabilidade e do design do site. Indique caminhos, dê boas-vindas, mantenha um bom banco de dados, de modo que o usuário tenha interesse permanente no seu site. Mas tome cuidado, não faça uma visita sem ser convidado: não invada a caixa postal de seu cliente potencial, seja educado!

Estabeleça o primeiro contato e aguarde, as relações se formam através da confiança e do respeito e isso se aplica tanto no mundo real quanto no virtual!



Helena Sordili .::. helena@grito.com.br

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