7.2.07

Porque alguns vendem sites por R$100 e outros por R$1000?

De uns tempos pra cá estou vendo uma grande discussão em torno do valor que algumas empresas ou webdesigners cobram por seus serviços. Colegas de trabalho se apresentam revoltados com outros colegas que anunciam nos classificados a produção de sites completos por apenas R$ 100. Acham um completo absurdo. Mas vamos aos dois lados dessa questão?

Estava navegando por algumas comunidades sobre webdesign no Orkut e li algumas opiniões interessantes. Um desses participantes inclusive fez uma comparação bem realista, citando a compra de um sofá. Ele pesquisou, pesquisou e encontrou sofás de 600 a 2000 reais. Só que ele sentava no sofá de 600 e era o mesmo que sentar no sofá de 2000. Pra ele pouco interessava como foi feito aquele sofá, não importava se o cara que desenhou o sofá tinha cursos e certificações em Harvard e Oxford, se a madeira utilizada era de jacarandá, nada disso interessava, sofá é sofá e pronto. O que interessava é que o conforto do sofá de 600 era o mesmo de 2000 e é claro que sendo assim, melhor levar o mais barato.

Agora vamos trazer esse exemplo para o webdesign. Essa visão do comprador do sofá é a mesma visão do comprador de sites de R$ 100.

Aí você me diz: “É isso mesmo, Bruno! O barato sai caro!”. E eu devolvo a afirmação com uma pergunta: “Quem disse?”.

Isso depende muito do objetivo do cliente. Se o objetivo da dona de casa é ter um sofá para enfeitar a sala e que ninguém possa sentar nele pois a madeira é ruim e pode se desmanchar todo, nada melhor que um sofá de R$ 600 feito de madeira compensada. O mesmo ocorre com o webdesign.

Se o coitado do cliente tem uma pequena empresa e deseja apenas um site com UMA página, de layout simples, com um logo no topo, somente isso, pra que cobrar um absurdo? Webdesigner que é webdesigner não demora nem 20 minutos pra criar uma página assim. Agora imagina, você ganhar 100 REAIS em 20 MINUTOS? Quase metade de um salário mínimo em 20 MINUTOS?

“Ué Bruno? Que é isso? Você está defendendo esse pessoal?”

Não, estou apenas sendo realista e mostrando um lado da moeda. Agora vamos ao outro lado, esse lado inclusive já conhecemos muito bem.

De fato, existem muitas empresas por aí que cobram R$300 por um site completo de 10 páginas com sistema disso e daquilo. Aí sim, podemos dizer que tudo leva a crer que é enganação. É o mesmo que prometer a um cliente um sofá de couro legítimo, todo produzido com madeira de lei, por apenas R$ 300. Não precisa nem pensar muito para compreender o absurdo de tamanha disparidade.

Se você, que está no papel de cliente, lendo o meu artigo, está cotando o seu projeto e receber de uma empresa um orçamento de 10 mil, a outra 5 mil, uma 1 mil e outra R$ 100, desconfie ( e muito ) da que cobra R$ 100.

Explico o porquê: toda empresa de serviço tem como fator principal de avaliação de custos, o tempo. Se você pede para uma empresa ou profissional ( não vale sobrinhos :) ) um site de 10 páginas com sistema de publicação, gerenciamento de banners, fórum, enquete, atendimento ao vivo, e essa empresa lhe cobrar R$ 300, ela estará mentindo para você. Pois um projeto como esse demanda, no mínimo 30 dias ( e olhe lá ) para ser concluído. Isso quer dizer que seu projeto valeria 10 reais por dia para a empresa. E 10 reais para uma empresa não paga nem a pizza de cada dia que vai alimentar os webdesigners e programadores envolvidos no projeto.

Então aceitar um orçamento desses é o mesmo que pedir para ser enganado. Você terá dores de cabeça lá na frente, não duvide disso.

Agora, se você quer UMA página simples, de layout tb muito simples, aí R$ 100 a 300 é aceitável. Por isso nessa hora recomendo muito bom senso.

Mas Bruno, como conviver com essa concorrência desigual? Aliás, o que você acha dos templates prontos?

Eu adoro quem vende templates prontos, sabia? Nossa! Já recebi um monte de clientes por causa desses templates. Acho até que eu deveria pagar comissão para essas pessoas que vendem os templates prontos, tamanho a quantidade de clientes insatisfeitos que me procuram para terem um layout PERSONALIZADO.

Isso ocorre porque o cliente, ao comprar o layout ( que a primeira vista é muito bonito), acaba se deparando meses depois com um concorrente com o mesmo layout. É nessa hora que o cliente se pergunta: “Ué? Cadê minha identidade?”. E se revolta com o que fez.

Para quem quer algo sério na internet, tem sua empresa e quer ter sucesso na rede, logo percebe que template pronto é furada.

Então deixem vender template, não há problema nisso. :)

E para você, webdesigner, confie no seu trabalho. Produza! Produza bastante. Para mim, mais do que informática, webdesign é criação publicitária. E em criação publicitária, pouco importa se você se formou na faculdade x ou y, se tem curso ali ou aculá, se é certificado nisso ou naquilo. O seu grande currículo será sempre seu PORTFOLIO e sua EXPERIÊNCIA. Apenas isso irá atestar o que é mais requisitado nessa área, a CRIATIVIDADE. Cursos e formações, nada disso conseguem certificar se você é criativo ou não. Apenas seu portfólio. Então, foque na prática.

Lógico que a formação será importante, mas importante no sentido de CONHECIMENTO, não como atestado de que você é o melhor, como um curso a mais para se pôr no currículo ou que você está capacitado a criar sites de sucesso, mas sim como forma de aprender a utilizar ferramentas, melhorar o senso de observação e aguçar os sentidos.

Não tenha medo. Você é webdesigner. Webdesigner brasileiro. E brasileiro, ah... brasileiro não desiste nunca. :)

Fonte: www.brunoavila.com.br

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