10.5.06

A importância do planejamento em projetos web!

Quantas vezes não nos deparamos com o excesso de retrabalho em projetos web? Esta máxima parece ser um padrão do mercado.

Perdemos a conta de quantas vezes ouvimos esta frase: “Para que? Planejamento não vende! Metodologia? O que é isso?”. Em seguida, tínhamos que correr para encaixar o conteúdo em um layout cujo único critério era “ser bonito”, “ser legal”.

No mercado em que atuamos as contas de grandes empresas estão nas mãos de agências de publicidade, mas elas esquecem de aplicar os conceitos de planejamento praticados no dia a dia. Sem planejar, um projeto em uma agência de publicidade simplesmente não anda.

Na prática, notamos que o quesito “preço” para avaliação de propostas de um website ainda é o principal critério de avaliação dos clientes.

Para fazer um planejamento é preciso prática e um pouco de persistência.

Ao mesmo tempo em que ainda encontramos dificuldades em vender a importância de pensar cada ação e só depois aplicá-las em nossos trabalhos, notamos que há um início de mudança: estamos ouvindo cada vez mais a palavra “Planejamento” em projetos web.

Como reflexo da necessidade do mercado, onde se começa a perceber a importância do planejamento em projetos web, hoje já é possível encontrar um MBA em Planejamento, Gestão e Marketing Digital (acesse: http://www.igroup.com.br/mba/).

Com o intuito de fomentar discussões, consolidar e difundir conceitos sobre o assunto formamos um Grupo de Estudo de Planejamento Estratégico Digital (www.geped.com.br). Os membros são profissionais que trabalham com projetos digitais, especialmente os projetos de internet, e que aplicam o planejamento em suas atividades.

Isso é um começo e temos muito que caminhar, mas com o tempo esperamos não ouvir mais: “Para que? Planejamento não vende! Metodologia? O que é isso?”.

Rafael Stein, Ricardo Guimarães e Gustavo Zanotto - membros do GEPED
(chupado de blog.estrategia1.com.br)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home