7.2.07

Deixe de lado os requisitos técnicos e concentre-se nas funções e nos processos

Um dos maiores equívocos na web é crer que as pessoas se interessam em saber sobre você, sua empresa, ou que lhes interessa seu website. Curiosamente, muitas empresas (e pessoas) desenham seus sites para resolver as necessidades da empresa, não de seus visitantes. O mais grave deste assunto é que seus visitantes, ao se darem conta da situação, automaticamente irão ao site de seu concorrente.

É indispensável que a equipe de trabalho cujo objetivo inclui a construção e administração do site de sua empresa (ou site pessoal) tenha presente as premissas chave: "A única razão para que exista um site é resolver os problemas do clientes" e "que problemas dos meus clientes resolve a página que estamos projetando ?"

Aos seus visitantes não interessa o site por si só, realmente o que lhes interessa é resolver seus problemas através de seu site. A maioria das pessoas visitam um website porque necessitam ou querem: informação, fazer uma compra, ou entretenimento. Por outro lado, as empresas estão colocando no ar portais para abrir um novo canal de vendas, obter doações, promover uma marca, esquecendo-se de resolver a problemática do cliente.

Adicionalmente há uma ênfase marcada na exigência da utilização de Standards, e é aí que se pode distrair do objetivo. A utilização de Standards é exigida para garantir que o site seja amigável, que reduza o consumo de banda, que seja indexado facilmente e eficientemente pelos mecanismos de busca, que seja chamativo e retenha o visitante, porém seguem sendo exigências intrínsecas ao projeto do site, que não dão conta do que o visitante quer fazer no site, e de nada servirá o primeiro lugar no ranking da busca.

Do ponto de vista do negócio, a parte técnica do desenvolvimento, embora importante, deve estar sedimentada nas respostas que se obtém às perguntas que deveriam ser óbvias, porém a cada site visitado vemos que não são respondidas antes de desenvolver o site:

Como aumentar as visitas ?
Como reduzir os custos ?
Como atraímos mais clientes ?
Como obter mais dinheiro de cada cliente existente ?
Como aumentamos o valor para os acionistas ?

Nestas perguntas não se encontra nenhuma especificação técnica, faça o exercício e se dará conta de que tão pouco paracerão as respostas. Volte para as bases do planejamento, para a definição dos objetivos do site em termos do negócio, e não em termos técnicos nem de presença única.

Um dos primeiros passos para determinar uma vantagem no desenvolvimento de sites é identificar os sites da concorrência e analisar como resolvem os problemas dos clientes. Com este mesmo critério deve-se avaliar cada seção, cada componente do site a construir, identificar claramente como se resolve o problema, implementar a solução e incorporar métricas que permitam medir o avanço na resolução do problema.

Um site para todos os navegadores (Explorer, Firefox, Netscape, outros) ou somente para o Explorer ?
Construir em Flash para fazê-lo agradável e dinâmico ou em HTML para ser fácil de carregar ?
Fazer um registro de usuários ou deixar o site livre para todos os visitantes ?

Perguntas que poderiam ser respondidas com "depende" desde que se classifique a funcionalidade calçando os sapatos do visitante. Deixe de lado os requisitos técnicos e concentre-se nas funcionalidades e nos processos. Construa um site para seus clientes!



------
Autor: José Camilo Daccach T.
Publicado originalmente em: www.deltaasesores.com/prof/PRO336.html

0 Comments:

Post a Comment

<< Home