13.5.06

Marketing por E-mail que Funciona!

Segue abaixo algumas dicas para quem pretende explorar esse novo canal de relacionamento:

- Peça permissão para estabelecer uma comunicação com seus clientes ou prospects. Eles possuem o total direito de não querer "ouvir" o que você tem a dizer. Pessoalmente, acho que a exclusão do inscrito deve ser simples. Respeite o tempo de seu cliente.

- Seja relevante: envie mensagens que sejam de interesse do inscrito. Por que alguém se interessaria em receber uma mensagem periódica de sua empresa? Pense nisso e encontre conteúdo que seja útil a quem o lê, dessa forma seus inscritos esperarão com expectativa pela próxima mensagem.

- Seja pessoal: mensagens por e-mail são fáceis de serem personalizadas e ajuda a aumentar a taxa de resposta. E quem não gosta de ser chamado pelo nome?

- Guarde um histórico de seus inscritos (clientes, prospects):
a tecnologia atual proporciona formas de arquivar os interesses de seus clientes.

- Dados como: quais mensagens seu cliente abriu, pelo que se interessou, quando se interessou, quando entrou em contato com a empresa, o que comprou são informações importantes para que você possa direcionar seus esforços sobre um cliente ou prospect em especial.

- Meça suas campanhas: como você sabe onde melhorar se você não possui formas de medir suas campanhas por e-mail? Informações tais como: quem abriu a mensagem enviada, quando, onde clicou, alinhadas a informações sobre comportamentos de compras, por exemplo, podem ajudá-lo a detectar falhas em sua comunicação e ajudá-lo a direcionar seus esforços comerciais e de marketing.

- Seja confiável: Cumpra suas promessas, disponibilize um canal de comunicação pessoal para quem desejar entrar em contato (por telefone, por exemplo). Recebo dezenas de e-mails por dia que não possuem ao menos um telefone que ateste a veracidade da mensagem.

Vou citar um exemplo real: criamos uma campanha para um de nossos clientes sobre um treinamento para fisioterapeutas. Resultados da campanha: 70% abriram a mensagem em no máximo 2 dias. 50% entraram no web site para obterem mais detalhes. 5% entraram em contato por telefone e inscreveram-se no curso. Com o objetivo de conseguir mais inscritos, nossa cliente entrou em contato com as pessoas que abriram o e-mail mais que 10 vezes para confirmar seu interesse. Todos gostaram de receber uma ligação telefônica e demonstraram-se extremamente interessados. 3% confirmaram suas inscrições após o contato telefônico.

Se não tivéssemos uma forma de medir para quem entrar em contato através de contato telefônico, teríamos que ligar para mais de 250 pessoas. Entretanto, como tínhamos medido a campanha, entramos em contato com apenas 1%, reduzindo substancialmente o custo com a divulgação do treinamento.

Seria muita pretensão minha dizer que ela obteve sucesso porque utilizou nossos serviços. Nosso papel foi apenas disponibilizar as ferramentas, o segredo de minha cliente está no longo relacionamento comercial que ela já possuía com a maioria de seus clientes.

Se tudo parecer incrível e fora do seu alcance, garanto que explorar esse canal para relacionar-se com seus clientes é mais fácil do que você imagina. E, se precisar, pode contar comigo nessa nova empreitada.

Por: Adriana Siqueira

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