13.5.06

Design não é custo, é investimento!

Conhecer para reconhecer. Esse é o ponto de partida para a valorização de uma profissão tão nova no Brasil. Também pudera, a primeira Escola Superior de Desenho Industrial do país, a UERJ-ESDI, foi criada em 1963, ou seja, o design é ensinado e percebido há pouco mais de quatro décadas em nosso país.

Infelizmente, a sociedade brasileira ainda não absorveu - pelo menos como gostaríamos - o papel fundamental do designer. Pior, grande parte dos próprios profissionais de design ainda não tem noção de como seu trabalho possui forte influência sobre o mercado e a sociedade.

Partindo desse presuposto, como um profissional de design deve se posicionar diante da sociedade/cliente?

Antes de mais nada, ele precisa ter consciência do papel que exerce. É necessário ter em mente que o re-design de uma embalagem, por exemplo, pode por si só aumentar a sua venda ou que se uma marca é usada para agregar valor a um determinado produto ou serviço, seu projeto de desenvolvimento deve ser encarado de uma forma muito séria. Enfim, é acreditar que ao produzir comunicação visual ele está - por que não? - produzindo qualidade de vida.

Pedro Guitton .::. pedro@grito.com.br
Graduado em Desenho Industrial - Programação Visual.
Está cursando MBA em Marketing pala FGV.
Autor do livro Marca 2000 (Ed. Rio Books).
Conheça o site: http://www.pedroguitton.com

0 Comments:

Post a Comment

<< Home