13.5.06

Vencendo com o E-Marketing!

Após uma fase difícil enfrentada pelas empresas de e-business rodeadas de demissões, corte de investimentos e fechamentos de sites, o mundo dos negócios eletrônicos aprendeu muito e deixou claro a importância do marketing para se alcançar o sucesso on-line.

A verdade é que não se pode depender apenas dos investidores. As empresas B-2-B devem começar a crescer e caminhar com suas próprias pernas e quem não conseguir vai fechar sem sombra de dúvida. Muitas empresas na Web já faliram e nesse relativamente NOVO MUNDO B-2-B irão surgir muitas outras com potencial de crescimento, porem sem uma nova visão e administração elas tambem irão fechar.

As empresas em geral sempre pensam em diversas estratégias direcionadas aos seus produtos. E para os clientes? Esse é o ponto a ser visto! No mundo dos negócios eletrônicos sobreviverá aquele que melhor conhecer o seu cliente.

Conhecer o cliente: Quem ele é, o que ele procura, perfil de compra etc.. Muitas perguntas devem ser respondidas e assim com uma empresa "tradicional" as ponto com devem investir nas respostas a essas perguntas.

De fato os investimentos não são concentrados em ações voltadas para um público específico. Isso vem de tempos atrás porém essas atenções ao cliente devem ser valorizadas e realizadas através de estratégias de marketing focadas nesse relacionamento. Nesse mercado cada vez mais competitivo, vence a empresa com infra-estrutura para medir dados e provar o quanto a experiência do cliente significa para o seu faturamento, isto é, trabalhar conforme suas necessidades e desejos.

Pelo fato do e-business ser ainda um mercado novo o bastante que gera muitas irregularidades e formatos ainda à serem experimentados, o uso de ações de marketing têm sido desenvolvidas sem qualquer critério. Campanhas Institucionais, de fortalecimento da marca, campanhas promocionais, campanhas focadas no produto, a verdade é que tínhamos que atacar de alguma forma e hoje sabemos que temos sim diversas ações distintas para desenvolver, e tais ações deverão sempre focar seus esforços nas formas de conquistas e manutenção da lealdade dos clientes.

Alguns aspectos devem ser seguidos para um bom relacionamento com o clientes. O elemento mais atraente de uma campanha de e-marketing é aquele que permite ao público ter controle e escolher determinados negócios, e, o incentivo aos clientes de opinarem sobre suas ações de marketing realizadas através de e-mails.

Vocês devem estar se perguntando agora: Devo focar meus esforços na conquista e manutenção dos clientes para mante-los leais...

Mas como conhecer tão bem esses clientes??

Não perca o próximo artigo !

Positivamente,



Adriana Jordan .::. adriana@grito.com.br
Adriana Jordan é formada em Marketing pela UniverCidade - RJ, cursa MBA em Turismo, Hotelaria e Entretenimento pela FGV- RJ. Estudou durante 2 ano na Europa (França, Suiça e Espanha) e E.U.A. Atualmente não está trabalhando, e vem se dedicando ao lançamento do seu livro sobre Marketing Turístico da Cidade do Rio de Janeiro que será lançado em Março de 2002. Conheça o site: www.adrianajordan.com

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